sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Fim das Videolocadoras



É triste para o cinéfilo de longa data ver a era das videolocadoras chegando ao ao fim. Algumas redes de locadoras ainda se mantêm no aluguel de DVDs e Blu-Rays, mas o número de locadoras físicas está caindo cada vez mais.
Havia quase 14 mil locadoras no Brasil entre 2003 e 2005. Em 2009, esse número caiu para 6 mil. Hoje são menos de 4 mil locadoras, segundo a UBV (União Brasileira de Vídeo).
Ir alugar um filme em VHS era considerado quase um ritual até o fim da década de 2000, quando surgiu a internet e a pirataria.

Hoje, quase todos baixam filmes ilegalmente ou legalmente - ou compram os filmes por Pay-Per-View. Além disso, também cresceram assustadoramente o número de assinantes: foram 19,7 milhões de downloads, segundo o Musicmetric. Em 2015, o estudo prevê que o Brasil será vice-lídes mundial em downloads o ilegais, ultrapassando a Inglaterra. Visando continuar faturando com seus filmes, as distribuidoras iniciaram a venda de seus filmes online, com a qualidade de blu-ray e preço similar ao DVD.

O problema no Brasil? Apesar de ser ilegal, baixar filmes gratuítamente é uma opção segura no país, gratuíta e cômoda. Como as distribuidoras irão driblar essa concorrência desleal?

O primeiro grande lançamento virtual no Brasill é "MIB - Homens de Preto 3", que chega em versão online ao mesmo tempo que foi lançado nas locadoras. Quem perdeu a aventura nos cinemas, pode fazer o download e armazená-lo em seu PC.

O filme foi disponibilizado em dois links:

 >> itunes

 >> Saraiva

Enquanto a versão da Saraiva traz apenas o filme, no iTunes você pode conferir os bastidores, além de outros extras especiais. O valor é mais em conta que a compra do Disco: Sai por R$29,90 na Saraiva, e no iTunes por USD$19,90 a versão HD ou USD$14,99.

Como será o futuro dos filmes em Home Video no Brasil? Até quando você acha que vão durar as videolocadoras? Sentirá saudades de levar multar por ter esquecido de rebobinar o VHS na entrega?




Fontes: CinePop

Nenhum comentário:

Postar um comentário